A temporada 0 de O ÚLTIMO é composta por um único episódio que, à semelhança do que acontece nas outras duas séries que integram este universo literário, serve de apresentação da história principal e do seu protagonista. A única diferença é que neste projecto só há um protagonista. De acordo com o autor, "Resolvi manter esta história separada do resto da série porque foi a melhor maneira que encontrei para assinalar a mudança que decorre daqui para a frente. No fundo, é quase como se estivéssemos a falar dos últimos instantes antes do Big Bang."
Episódio 0 - POR UMA FRACÇÃO
A VIDA É FEITA DE MOMENTOS
Quando Marco Almeida se voluntariou para combater no Anapatistão, ele acreditava que estava a lutar por uma causa nobre. Confrontado com os horrores da guerra, regressou a Portugal um homem vazio e quebrado, até que conheceu a mulher que o ajudaria a reencontrar a esperança perdida.
MOMENTOS BREVES
Anos depois, tem um emprego estável, uma relação sólida e os demónios do passado estão bem enterrados. A não ser pelas dores de cabeça que o têm afligido cada vez mais nas últimas semanas ou pelos pesadelos tão vívidos que parecem reais, Marco pode dizer que tem uma vida perfeita.
QUE DURAM PARA SEMPRE
Quando os pesadelos se começam a misturar com a realidade, ao ponto de pôr em risco a sua sanidade e a sua vida, Marco aceita procurar ajuda especializada.. Forçado a abrir uma porta para o seu passado e para os segredos que este encerra, Marco irá descobrir que as alucinações que o perseguem desde há semanas estão a tentar avisá-lo de uma tragédia que mudará a sua vida para sempre.